24 de junho de 2011

É tempo de Festa Junina Sô

Quando chega esta época eu juro que gostaria de estar em Arapongas para poder ir à Festa Junina do CMDA comer cachorro quente. Nossa, Rudson as crianças e eu sempre íamos e aproveitávamos demais da conta. Aqui em Cuiabá, também vamos, afinal temos que prestigiar a festança do filhote, mas a tradição das comidas típicas são diferentes das que tínhamos lá.

Milho verde, pamonha, canjica, pé de moleque e quentão são algumas das tentações gastronômicas que marcam as festas juninas. Mas alguns cuidados com a alimentação destes eventos podem ajudar a evitar não apenas o ganho de peso desnecessário, mas também problemas de saúde.


É super importante observar as condições de higiene e limpeza do local, o acondicionamento dos alimentos, além da temperatura ambiente, a vestimenta dos vendedores e o prazo de validade dos quitutes da época. O ideal é que os produtos tenham uma etiqueta com a data de fabricação, o que raramente acontece neste tipo de evento.

Dicas para quem não quer engordar nas festas juninas:

1. Cuidado com a quantidade. Os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos. Por isso, não vá à festa com muita fome. Faça um lanchinho antes de sair de casa.
2. Cuidado com o quentão ou o vinho quente. O álcool também apresenta muitas calorias e deve ser consumido com bastante moderação, especialmente nas receitas que têm açúcar.
3. Se na festa houver algum exagero, não deixe de retomar o controle alimentar nas refeições seguintes.

1 comentários:

Aiii que delícia!! Eu queria muiiiiito ir numa festa junina daquelas das antigas mesmo, com tudoooooooo de gostoso que temos direito!! rsrsr... Bjos
 

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, deixe seu comentário, opinião, crítica, sugestão, o importante é que você se comunique! xoxo