7 de março de 2011

Grunge

Com uma proposta totalmente "fora dos padrões" o grunge surge no final dos 80 como uma das vertentes do rock, assim como o punk, o heavy metal e o rock alternativo.

Os temas das bandas nomeadas grunge geralmente estão relacionados com letras cheias de angústia e sarcasmo, entrando em temas como a alienação social, apatia, confinamento e desejo pela liberdade. Assim como acontece com alguns fãs do indie rock e seguidores do movimento punk, muitos músicos grunges mostram um desencantamento geral com o estado da sociedade, assim como um desconforto ao serem prejudicados socialmente. Ironia, sarcasmo, auto-humor, crítica social, revolta, desespero, sentimento de inferioridade e referências ao uso de drogas. O crítico de música Simon Reynolds disse em 1992 que "existe um sentimento que queima nesta largura da cultura. Os jovens estão depressivos com relação ao futuro."
Entre as bandas mais conhecidas deste gênero musical podemos destacar, Nirvana e Pearl Jam que arrastam multidões até o dias atuais.

Eu particularmente, sou apaixonada por esse estilo seja na música ou na moda, aliás tudo a mim se resume em: rock. Nada mais.
No vai e vem da moda, ressurge esse movimento que marcou a geração dos anos 90, com uma proposta mais moderna do que a da primeira geração.
"Marc Jacobs foi o primeiro a levar a estética do movimento para as passarelas. Na temporada de primavera-verão 1993, ele apresentou a coleção Grunge para a grife Perry Ellis, cheia de referências das ruas, com xadrezes, coturnos e sobreposições."

Esse movimento assim denominado por Grunge, que traduzindo significa basicamente "algo sujo" era a respostas dos jovens a uma sociedade de consumismo excessivo e a beleza superficial, por isso as peças que marcam esse estilo são o jeans rasgado, os coturnos ou all stars e as camisas xadrez.
Atualmente o movimento tem uma proposta mais moderna embora as peças sejam ainda basicamente as mesmas, elas ganharam novos cortes, cores e novos acessórios.

Você não precisa gastar horrores para compor um look grunge, basta tirar aquele jeans velho e surrado do armario, sua camisa xadrez e seu bom e velho all star, as combinações de acessórios e makes ficam por sua conta.

2 comentários:

I love grunge! ;)
 
muito legal o post!
Eu gosto do estilo apesar de não usar
kisses
Gih
 

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, deixe seu comentário, opinião, crítica, sugestão, o importante é que você se comunique! xoxo